{ads}

Pacto de Havana , ou Aliança para um Golpe de Estado na Venezuela ?

Leia outros artigos :



Já são três reuniões em menos de duas semanas do alto comando chavista com a dupla Raul Castro,presidente de Cuba e Ramiro Valdés ,vice-presidente da nação caribenha. O alto comando  chavista estaria integrado por Nicolás Maduro, Vice-presidente executivo e designado como candidato a presidência da Venezuela por Hugo Chávez em caso de não ter condições de tomar posse de seu quarto mandato; Adán Chávez, irmão mais velho de Hugo Chávez e governador do Estado de Barinas; Diosdado Cabello, atual presidente da Assembleia Nacional e vice-presidente do PSVU (Partido Socialista Unido da Venezuela); Jorge Arreaza, genro de Hugo Chávez e Ministro de Ciências e Tecnologia e Cilia Flores, Procuradora Geral da Nação e membro da direção nacional do PSVU


Por iniciativa de Raul Castro, e para "garantir a sucessão a Hugo Chávez em paz e sem traições" segundo o desejo do próprio Hugo Chávez,na cidade de Havana, Cuba, o alto comando chavista aceitou a tutela de Raul Castro e Ramiro Valdés no chamado " Pacto de Havana" no qual se aceita que Hugo Chávez não assumiria a presidência da República,em 10 de janeiro de 2013 e seria declarado a sua " ausência temporal" em decorrência do seu novo mandato, e a presidência provisória da Venezuela, seria assumida por Diosdado Cabello, em sua condição de novo presidente da Assembleia Nacional eleito com a maioria dos votos do PSVU em 5 de janeiro de 2013. Ao assumir a presidência temporária da República , a presidência da Assembleia Nacional recairia na pessoa da primeira vice-presidenta Blanca Eéckhout.


O compromisso se estende a formação de um comitê político de governo, onde Nicolás Maduro seria nomeado Vice-Presidente Executivo do novo governo provisório de Diosdado Cabello. Seriam também membros do comitê os governadores dos estados de Barinas, Adán Chávez, Trujillo, General Henry Rangel Silva; e do estado de Aragua, Tareck El Aissami,que seriam a  última  instância do governo, juntamente com o presidente interino e com a tutela de Castro em Cuba e Valdés na tomada de decisões da Executiva Nacional e da estrutura de controle interno do PSUV. Na política externa, a prioridade será  preservar e ampliar os acordos com a China e Rússia, além de entrada no Mercosul, onde o Brasil tem uma liderança clara.


De acordo com o futuro da saúde de Hugo Chávez, a temporalidade da presidência de Diosdado Cabello, de um trimestre, poderia ser prorrogada por mais três ou mais. Se nesse período existir a   absoluta ausência de Hugo Chávez à presidência, convocaria então novas eleições com o candidato presidencial, Nicolas Maduro pelo PSUV.


Según el devenir de la salud de Hugo Chávez, la temporalidad de la presidencia de Diosdado Cabello, de un trimestre, podría ser prorrogada por tres meses más. En ese lapso de producirse la ausencia absoluta de Hugo Chávez a la presidencia, se convocaría a unas nuevas elecciones presidenciales con Nicolás Maduro como candidato del Psuv.

Em Havana  estão manejando  a tese da "continuidade do governo atual" defendida pela presidente do TSJ  Luisa Estela Morales , que insiste que a reeleição de Hugo Chávez é a ratificação por seis anos a mais do  seu atual governo. Esta tese não parece prosperar pela precariedade de sua base legal. Em caso de prosperar a tese,  Nicolás Maduro continuaria como vice-presidente com os mesmos poderes delegados por Hugo Chávez no decreto de 9 de dezembro de 2012.

As recentes declarações de Dilma Rousseff sobre a necessidade de observar uma sucessão baseada  na Constituição Nacional tirou o suporte a  esta tese, que originalmente era a preferida da dupla  Castro-Valdes.

Qual será o futuro de Diosdado Cabello após o exercício como presidente provisório da república? Talvez  a Assembleia Nacional  o espere com um serrote.

As próximas horas serão decisivas para a forma final que terá o "Pacto de Havana". Em qualquer caso, esta aliança foi cuidadosamente delineada por Hugo Chávez  quando decidiu concorrer enfermo para a presidência da Venezuela.
Tradução do Blog Alagoas Real do original>>>Em ESPANHOL >>>CONOZCA LOS DETALLES DEL “PACTO DE LA HABANA”

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.