{ads}

Legionella hospitalar -Pneumonia bacteriana (Legionelose)

Leia outros artigos :



As espécies de Legionella (bacilos aeróbios gramnegativos) são comumente encontradas em ambientes aquáticos, estando essencialmente associadas a duas doenças: a Doença dos Legionários ou legionelose e a

febre de Pontiac. A primeira, que constitui a manifestação clínica mais expressiva da infecção, evolui para

uma pneumonia atípica, com um período de incubação 2 a 10 dias. Surge habitualmente de forma aguda e, nos casos mais graves, pode conduzir à morte (BUTLER et al., 1997, p.460; GUTIERREZ et al., 2006, p.170).

Além disso, apresenta uma taxa de fatalidade de 28%, e sua fonte é o sistema de distribuição de água, podendo entrar nos sistemas de água do hospital em quantidade não detectável (STOUT et al., 2007, p.818).

A família Legionellaceae engloba um grupo de bactérias fastidiosas que requer técnicas especiais de isolamento, das quais a Legionella pneumophila é o membro mais comumente encontrado como causa de doença humana ou agravamento das condições de saúde. 

A L. pneumophila é uma bactéria existente nos ecossistemas naturais, que pode afetar gravemente os seres humanos. É uma bactéria ubíqua nos ecossistemas naturais, que está presente em lagos, poços e rios, podendo desenvolver-se de forma oportunista em alguns ambientes artificiais como, por exemplo, os sistemas de abastecimento de água, sempre que encontre as condições favoráveis para a sua multiplicação. Artigo completo em PDF

Outro artigo interessante: Legionella Hospitalar (USP)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.